segunda-feira, 17 de maio de 2010

Semana dos Museus será comemorada com diversas atividades em todo o Brasil

No dia Internacional dos Museus, comemorado nesta segunda-feira, 17, museus de todo o Brasil estão promovendo atividades especiais.

Este ano o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus foi “Museus para a harmonia social”, com objetivo de aproximar o museu e a sociedade, destacando as instituições e seu papel na vida social, política e econômica.

Até o dia 23 o Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, em Belém, PA, conta com uma programação diversificada. As festividades tiveram início no domingo, 16, com uma exposição da reconstituição de um peixe-boi pré-histórico com mais de seis metros, feito pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro.

O MPEG também conta com a “Mostra 25 anos”, organizada pelo Núcleo de Visitas orientadas ao Parque Zoobotânico. A história do museu é apresentada ao público assim como a ação comunitária desenvolvida com a comunidade do bairro da Terra Firme.

A partir de terça-feira, 18, o Goeldi promove o seminário “Ecomuseus e Museus Comunitários: Uma Nova Proposta ao Bairro da Terra Firme”, no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, sempre das 14 às 17 horas. Os museus de Belém do Pará terão a oportunidade de debater o desenvolvimento local e a realidade das comunidades envolvidas.

Um projeto, que foi implantado em abril como piloto, também faz parte da programação de hoje. A exposição “Kayapó – Mebêngôkre nhõ pyka, nossa terra Mebêngôkre”, organizada na Rocinha do Parque Zoobotânico, foi adaptada para a visitação de deficientes visuais da Unidade Educacional Especializada José Alvares de Azevedo. Um instrutor vai orientar os visitantes, que poderão tocar nas peças expostas.

*Com informações do MPEG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário