terça-feira, 11 de maio de 2010

Virada Cultural debate ocupação gráfica urbana

O IED – Instituto Europeu de Design abrirá suas portas para os paulistanos no sábado, dia 15 de maio, durante a Virada Cultural. Entre as atrações que serão promovidas pelo Instituto em homenagem ao evento que acontecerá na cidade de São Paulo está o debate “Ocupação Gráfica Urbana”.

A mesa redonda, mediada pela designer e diretora de arte Mari Pini, acontecerá das 11h às 13h e contará com a presença de alguns artistas especialistas no assunto, para discutir o viés cidadão que pode existir por trás de uma representação gráfica feita nas ruas das cidades.

Entre os convidados está o brasileiro Alexandre Órion, adepto da técnica “Reversal Grafitti”, que utiliza a poluição dos muros e paredes das grandes cidades para criar obras de arte e, ao mesmo tempo, denunciar a má qualidade do ar que a população respira.

O trabalho de Alexandre ficou conhecido em 2007, quando o artista utilizou, apenas, um pano úmido e a camada de poluição que existia nas paredes do túnel Max Feffer, sob a Avenida Faria Lima, em São Paulo, para desenhar caveiras, com a intenção de chamar a atenção de todos para o ar nojento que respiramos na cidade.

Além de Alexandre, outros artistas como Jaime Prades – artista plástico que revitalizou uma praça que pegou fogo, em São Paulo, com grafites feitos em cima das marcas do incêndio –, Rodrigo Araújo e Kiko Azevedo estarão presentes no debate. A entrada é gratuita.

Debate “Ocupação Gráfica Urbana”
Data: 15 de maio
Local: IED
Endereço: Rua Maranhão, nº 617, Higienópolis – São Paulo/SP
Mais informações pelo telefone (11) 3660-8000
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário