terça-feira, 8 de junho de 2010

Sem vergonha de colar

‘Sofrer um branco’, esquecer conteúdos já estudados, pode acontecer com qualquer aluno, em qualquer disciplina. Todo mundo tem sempre uma história para contar de “brancos” em provas, entrevistas ou bate-papos informais. Se for em outro idioma, as consequências podem ser irreparáveis. Para minimizar esse risco, o Olá, Turista! criou uma série de flashcards em inglês e espanhol.

Os flashcards são “colinhas” com palavras pontuais, gírias e frases básicas, que você pode imprimir gratuitamente e ter sempre em mãos para todas as horas.

A ideia funciona da seguinte maneira: os flashcards serão enviados aos alunos por e-mail todos os meses, mas também ficarão disponíveis na área de downloads do site do Olá, Turista!, na página principal, logo acima dos vídeos. Posteriormente, a página também terá arquivos em áudio e vídeo para ajudar a fixar ainda mais algumas expressões úteis em inglês e espanhol.

Ricardo Irigoyen, responsável pelo conteúdo dos flashcards de espanhol, é argentino e mora do Brasil há 34 anos. Ele reconhece a dificuldade dos estudantes em aprender uma segunda língua, mas considera que a falta de conhecimento do vocabulário em português é um complicador.

“Cerca de 80% das palavras que utilizamos são iguais em português e espanhol, 15% delas existem nos dois idiomas, mas não são utilizadas em português, e apenas 5% têm um significado totalmente diferente”, afirma.
Ricardo cita como exemplo o termo ’olvidar’. “Significa esquecer em espanhol e também existe em português com o mesmo significado, mas só que isto é desconhecido da grande maioria da população”, explica.

Situações do cotidiano

Fazer uso do flashcard, segundo ele, pode trazer mais segurança ao aluno na hora de resolver situações do cotidiano. Márcia Villela, responsável pelo conteúdo de inglês, concorda. “Ao elaborar este conteúdo, pensamos em frases e palavras de uso frequente no contato com os turistas e em situações que pedem um rápido entendimento”, explica, citando como exemplo a frase “estou com dor nas costas”.

Para minimizar as suas chances de ’branco‘, o Olá, Turista! já disponibilizou para download três flashcards para você iniciar já a sua coleção, com dicas de termos sobre partes do corpo humano, doenças e alimentação.


Imprima o material, guarde na carteira e não tenha vergonha de colar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário