terça-feira, 8 de junho de 2010

Tem colheita de café na cidade de São Paulo

Na próxima terça-feira (8), baristas, donos de cafeterias, produtores, torrefadores, representantes de cooperativas e do varejo e demais apaixonados por café têm encontro marcado às 10h, para participar da colheita no cafezal do Instituto Biológico. Localizado na Vila Mariana, próximo à Avenida 23 de Maio e ao Parque do Ibirapuera e atrás do antigo prédio do Detran, esta é uma das últimas áreas com café da capital.

O evento, realizado desde 2006, comemora a colheita de café em todo o Estado de São Paulo e tem como objetivo trazer para a metrópole um pouco do dia a dia das fazendas do interior. Por isso, os participantes deste Sabor da Colheita vão utilizar todo o aparato necessário, como óculos de proteção, luvas, chapéu, avental, peneiras e balaios, e sob a orientação de especialistas, farão a colheita seletiva, retirando com as mãos apenas os grãos bem maduros, que resultam em um produto com melhor qualidade.

Estarão presentes o secretário da Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, o presidente da Câmara Setorial do Café, Nathan Herszkowicz; José Cassiano dos Reis Júnior, diretor da Codeagro – Coordenadoria do Desenvolvimento do Agronegócio e Antônio Batista Filho, diretor do Instituto Biológico, promotores do evento, além de representantes de todo o agronegócio. Também está programada para esta manhã a escolha da Miss Café da República de Vila Mariana. São dez candidatas que se apresentarão vestindo trajes dos anos 1940.

Terceiro maior estado produtor do país, São Paulo deverá colher este ano 4,36 milhões de sacas, 27,2% a mais do que o volume produzido em 2009, que foi de 3,42 milhões de sacas. De acordo com análise da equipe técnica da Conab, órgão responsável pelas estimativas da produção cafeeira, o incremento do volume da colheita paulista decorre do ano de bienalidade positiva (safra cheia), aliada ao excelente desenvolvimento vegetativo das lavouras e do emprego de tecnologia agronômica adequada.

Cafezal Urbano

Ocupando uma área de 10.000 m², com 1.530 pés de café arábica das variedades Novo Mundo e Catuaí, esse cafezal que fica no coração de São Paulo, a apenas 5 minutos da Avenida Paulista, foi formado a partir de 1945, quando foi inaugurado o prédio do Instituto Biológico, e inicialmente tinha como função servir de material de pesquisa aos técnicos da instituição. Atualmente, sua maior finalidade é a didática, histórica e cultural, destinando-se à população que quer conhecer um cafezal, sua história e outras particularidades como os princípios de uma boa plantação, análise do solo, adubação, como o grão de café é beneficiado, etc. O local é ainda uma importante opção de turismo dentro da cidade, atraindo não só brasileiros, mas muitos estrangeiros que quando vêm ao Brasil querem conhecer uma planta de café.

Em média, o cafezal do Instituto Biológico produz 1 tonelada de grãos que, após beneficiado, resultam em aproximadamente 500 kg de café torrado e moído. Todo café é doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

SERVIÇO
Evento Sabor da Colheita
Dia 8 de Junho – terça-feira – 10h
Instituto Biológico – Av. Conselheiro Rodrigues Alves 1252 – Vila Mariana


Fontre: Blog Visite São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário