segunda-feira, 19 de julho de 2010

I Mostra de Exposição do CCSP

O Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo chega a sua 21a edição e neste sábado abre a I Mostra Programa de Exposições no Piso Caio Graco, do Centro Cultural São Paulo (CCSP). O programa começa com a abertura das inscrições via edital para artistas brasileiros ou estrangeiros residentes no país, que são selecionados por uma comissão formada por críticos e artistas. Depois de escolhido, o grupo é dividido e as obras são exibidas em três mostras ao longo do ano. Nesta primeira, Gustavo Ferro, Nara Amélia, Rafael Assef e Renata Ursaia, expõem ao lado dos convidados Cristina Canale e Eduardo Climachauska.

O projeto foi criado em 1990 pela então Divisão de Artes Plásticas, coordenada à época pela crítica de arte Sônia Salzstein e privilegia o debate sobre a arte contemporânea. De acordo com Fernanda Lopes, curadora de artes visuais do CCSP, a proposta é fazer um mapeamento da jovem produção artística com o objetivo de abrir espaço a artistas em início de carreira para a sua inserção no circuito de artes visuais e possibilitar o acesso do público a obras representativas dessa produção.

Para os artistas é uma grande chance de estrear a sua primeira exposição individual e permitir que o público tenha uma visão mais ampla da produção de cada selecionado. “Por se realizar em um centro cultural, por natureza um espaço mais aberto à experimentação, aqui os artistas acabam encontram espaço também para testar novos trabalhos ou mesmo criar trabalhos especialmente para o espaço singular do CCSP, aproveitando situações arquitetônicas, geográficas e de circulação de público,” explica Fernanda.

Para o CCSP, o Programa acaba se configurando como uma possibilidade de mostrar ao seu público visitante a história

Cristina Canale

recente de uma produção artística enquanto ela ainda está se estabelecendo, se formando. “Essa discussão sobre a repercussão do Programa para os artistas e para o próprio CCSP é um dos motes da exposição de comemoração dos 20 anos do Programa de Exposições, que vamos inaugurar em 18 de setembro deste ano. A exposição vai reunir mais de 20 artistas, que participaram do Programa em anos diferentes. Entre eles estão: Adalgisa Campos, Amílcar Packer, Ana Luiza Dias Batista, André Komatsu, Eduardo Frota, João Modé, Laura Lima, Marco Butti, Pedro Motta e Wagner Malta Tavares.”

Muitos artistas que participaram da mostra conseguiram reconhecimento nas artes. Entre eles, nomes como Lucia Koch, o, Rosangela Rennó, Tatiana Blass, Rodrigo Matheus, Matheus Rocha Pitta, Marcos Chaves, Valeska Soares. Uma promissora oportunidade para quem não sabe por onde começar.

R. Vergueiro, 1000 - Paraiso - Sul. Telefone (11) 3397-4002.

Fonte: Visite São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário