sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Exposição de fotos apresenta São Paulo através do olhar de estudantes da USP

Paulo Arias na Exposição
Até o dia 27 de agosto fica em cartaz no Espaço D’Ávila, da USP, a exposição Flânerie 16. Idealizada por Atílio Avancini, coordenador do programa da disciplina de pós-graduação da ECA-USP “A Linguagem da Fotografia”, a mostra reuniu fotos de 16 alunos do curso formado por fotógrafos, professores e pesquisadores.

Entorpecidos com boas doses de Flüsser, Bresson, Sontag e muitos outros “expansores” da percepção, os alunos saíram em uma manhã de sábado pela rua Augusta, avenida Paulista e arredores para registrar as imagens que fariam parte da exposição. O projeto focou a capital paulista por fazer parte inteiramente da vida de cada estudante do curso e pela diversidade de imagens que ela reproduz diariamente.

“São Paulo é de certa forma o palco da nossa vida. É uma cidade de muitas perspectivas, em que cada um é livre para lançar seu olhar e registrar um momento no tempo. Escolher São Paulo como tema nos permitiu ver a cidade através dos olhos de vários fotógrafos. Assim, uma mesma rua, muro ou pessoa espelha um pouco da individualidade de cada um. Foi um exercício fascinante do olhar”, conta Paulo Arias, um dos fotógrafos participantes.

A única regra estipulada para fazer parte do projeto era clicar imagens coloridas. Fora isso, cada fotógrafo ficou livre

por Ed Figueiredo

para usar o suporte que quisesse: analógico ou digital. “Para nós, o importante mesmo era o que chamaria a atenção de cada um e como registramos esse momento. Essa liberdade resultou na riqueza visual da exposição. Acredito que todos nós mudamos muito depois das aulas com o Atílio. Apuramos mais nosso olhar, entendemos melhor a arte da fotografia e, certamente, ampliamos nossos horizontes pessoais e profissionais”, explica Paulo.

A curadoria foi realizada de uma maneira muito criativa, em que o grupo opinava a partir de cinco fotos (ampliadas em papel) trazidas por pessoa: “claro que a palavra final era do autor, mas a troca foi muito rica”, comenta Atílio. “Um fator importante para idealizar a exposição foi a saída fotográfica que fizemos no MASP. Isto contribuiu em muito para a integração de todos e para tomadas fotográficas nos mesmos lugares – o que resultou numa estética harmoniosa,” diz Avancini.

Para preparar a mostra os aluno se uniram para lixar e pintar a parede, levar o material para ampliar, fazer o layout, escrever o texto de abertura, organizar o lançamento e criar o site. Para o coordenador Atílio Avancini a iniciativa reflete também a visão mais aberta do meio acadêmico para o objeto fotografia.

diariamente de 21 (Qua) a 27/07 (Ter) das 07:00 às 23:00
ECA-USP
Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A - Cidade Universitária - Oeste. Telefone: (11) 3091.4112

Fonte: Visite São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário