terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval também é festa na rede hoteleira de SC

Hotéis das praias e da Serra Catarinense registram ocupação perto de 100% nos próximos dias

Melhor data da temporada para a rede hoteleira desde o Réveillon, o Carnaval está fazendo a festa do setor pelo Estado. No Litoral, onde estão concentrados os principais desfiles, a ocupação média baila no compasso dos 82,5%, na Capital, até os 100% em alguns hotéis de Balneário Camboriú e nas cidades de Laguna, São Francisco do Sul e Navegantes.
Em Balneário Camboriú, hotéis estão com a expectativa de lotação máxima
Foto:Marcos Porto / Agencia RBS

Aexpectativa do setor hoteleiro é de que este Carnaval seja melhor do que o do ano passado. Hotéis-fazendas e outros tipos de hospedagem nas cidades com águas termais também estão registrando lotação. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em SC, João Eduardo Moritz, destaca que as previsões para todas as regiões do Estado são melhores para esta data do que para o Carnaval de 2010.

– Isso porque não tivemos um mês de fevereiro muito bom, depois de um Réveillon que foi um sucesso. No mês passado, a queda foi maior porque choveu muito e pelo reinício das aulas. Mas a expectativa para o Carnaval é muito boa – resume.

Os hotéis-fazendas da Serra e os que estão próximos de estações de águas termais registraram uma ocupação de 96% em 2010 e, para este ano, marcavam lotação de 98% na quinta-feira. Alguns empreendimentos terão ocupação máxima hoje e até quarta-feira, segundo Moritz, para abrigar aos turistas que querem sossego.

O Litoral deverá ter uma ocupação média de até 85%, na projeção da ABIH-SC. No Carnaval passado, o número não passou dos 75%.

O presidente do Sindicato dos Hotéis da Capital, Tarcísio Schmitt, prevê que os estabelecimentos da cidade tenham ocupação média de 82,5%, acima dos 78,5% registrados em 2010.

Uma característica deste Carnaval é que a maioria das reservas está sendo feita individualmente e não por grupos, de acordo com Carla Coutinho, coordenadora comercial do Majestic Palace Hotel, da Capital. O Majestic tinha 78% de ocupação ontem e previsão de atingir 95% hoje. No ano passado, no mesmo sábado de Carnaval, a ocupação era de 79%.

– Registramos um aumento de 30% no faturamento de janeiro. Este ano, sem dúvida, as pessoas estão viajando mais – opina.

ALESSANDRA OGEDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário