terça-feira, 10 de maio de 2011

Agrotins 2011 irá debater a agropecuária sustentável

Começa nesta terça-feira, 10 e prossegue até sábado, 14, a 11° edição da Agrotins; de acordo com secretario Jaime Café a expectativa é de que 50 mil pessoas visitem a feira

Agropecuária de Baixo Carbono’ é o tema da maior Feira de Tecnologia Agropecuária da região amazônica do Brasil - a Agrotins, que acontece entre os dias 10 e 14 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. O evento, que é promovido pelo governo do Tocantins por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, deve reunir este ano aproximadamente 50 mil pessoas, entre produtores, pesquisadores, estudantes e o público em geral.
De acordo com o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, o Tocantins possui um produtor consciente, em relação ao meio ambiente, em razão das reservas, que são respeitadas no Estado. Contudo, Café afirma que é importante discutir alternativas para o desenvolvimento da agropecuária sustentável, durante a Agrotins. “Estamos vivendo um novo momento na agricultura mundial e o Tocantins acompanha essa evolução com os incentivos disponibilizados aos produtores rurais na Agrotins”, disse o secretário.
Jaime Café diz ainda que a 11ª Agrotins será uma grande feira. “O compromisso do governo Siqueira Campos é levar melhoria de vida aos cidadãos tocantinenses, inclusive para os que vivem no meio rural, por isso trabalhamos com tanto empenho na realização desse evento [a Agrotins]”, garantiu o secretário da agricultura. Segundo ele, as melhorias estruturais no centro agrotecnológico (como a reestruturação da rede elétrica e a disponibilização de internet) contribuirão com o bom andamento da feira.

Lançamento
Durante o lançamento, o vice-governador João Oliveira, que na ocasião representava o governador Siqueira Campos, lembrou que a feira está sendo “reorganizada, reestruturada e renovada”. “A movimentação da Agrotins este ano será uma das maiores de todos os tempos”, disse o vice-governador do Tocantins.

Agrotins em Números
Para alguns setores do comércio, como o hoteleiro, a Agrotins é considerado o maior evento realizado em Palmas durante todo o ano. Os hotéis da Capital registram uma taxa média de ocupação superior a 40% nos dias de feira. Além disso, alguns visitantes aproveitam a feira para fazer turismo em regiões próximas a Palmas e também ao Jalapão. Esses visitantes também são aguardados pelas empresas de locação de veículo, restaurantes, agência de viagens e o comércio varejista em geral, que sente o impacto no consumo. A expectativa é de que este ano, ao menos 50 mil pessoas participem da Agrotins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário