segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Hospitalidade: a dobradinha do papel higienico

Você ja pararam para pensar quando surgiu a ideia de dobrar o papel higienico? Pois é, parece ser alguma daquelas ideias que surgem do nada, que vem lá do consciente coletivo.


Desde que me conheço por gente na hotelaria, todos os hoteis pelo qual exerci alguma função ou até mesmo nas minhas andanças em consultoria sempre me deparei com o papel higienico dobrado na forma de V, desde os mais economicos até os mais luxuosos, até parece que isto é algum tipo de convenção ou base de treinamento das governanças espalhados por ai.

Virando de cima para baixo, perguntando daqui e da li, até comediantes fazem a mesma pergunta, porque os hoteis dobram o papel higienico desta forma, veja o Oscar Filho, que colocou no twitpic e teve uma batelada de respostas.

Porque está em todos os lugares

Esta é realmente a uma classica forma de demonstrar de como uma boa idéia surge e se espalha como se fosse um virus, adherindo até mesmo nas casas mais conservadoras. O premio Nobel de Biologia o Dr. Jaques Monod, escreveu em 1970:
"algumas ideias hajem como organismos, como estes tendem a se perpetuar e se reproduzir, pois também podem se fundir e se multiplicar... o de fato também evoluir"

E de fato, esta ideia se multiplicou e começou a evoluir, você pode dar uma visitada na oficina do origami e o que vai encontrar? vários modelos para fazer com a dobradinha do papel higienico


Vocè também consegue varios outros modelos e como dobrar na Origami Resouce Center




 Uma coisa é certa em todos os lugares: a dobradinha do papel higienico é mais que uma formalidade, é uma maneira de dizer "bem vindos" a todos os hospedes, dá o charme que muitos procuram nos pequenos detalhes de cada hotel, como também coloca a ideia de que o papel higienico está sendo utilizado pela primeira vez, mesmo que tenha meio rolo no suporte.
Aproveite agora que você já sabe que todos fazem o mesmo e começe inovar, desenvolva a sua propria dobra, e quem sabe você dá uma nova evolução para este mimo.

Um comentário:

  1. Para quem estava acostumado a associar papel higienico uma coisa com uma única finalidade, estes são fashion, falam por si, nunca mais olharei um rolo de papel higienico do mesmo modo, ao usá-lo com certeza ficarei tentada a criar uma dobradura nova. Parabéns uma matéria super criativa.

    ResponderExcluir