quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Salário não é tudo, veja o que seus colaboradores buscam

Desenvolvido por Frederick Herzberg a Teoria dos Dois Fatores que são: fatores higiênicos ou extrínsecos e fatores motivacionais ou intrínsecos.



Fatores higiênicos: está relacionado com as necessidades básicas do individuo no ambiente de trabalho. As empresas visam atender essa necessidade oferecendo: adequadas condições de trabalho; Remuneração adequada e paga no dia certo, harmônico com o mercado; Equilíbrio interno na remuneração; Padrão claro e estável de supervisão e organização; Habilidade de informação e Comunicação adequada. O fato de alguns fatores estarem satisfeito, isso não significa que tenhamos motivação, porém, o seu não atendimento nos leva a desmotivação.

Fatores motivacionais: está ligado aos aspectos psicológicos de reconhecimento, autoestima, autorealizaçao, entre outros. E também o fato de tais necessidades não gera a desmotivação, mas a ocorrência de reconhecimento sempre cria um estado de motivação positiva. Segundo Herzberg, precisam ser oferecidos aos colaboradores níveis apropriados de fatores de motivação, uma vez, que fatores de higiene não promovem a motivação, não importa o quanto ele sejam favoráveis. A satisfação e insatisfação no ambiente de trabalho são estruturas separadas, que não se relacionam entre si.




Frederick HerzbergNascido em 1923 e falecido em 2000, foi psicólogo clínico e professor de Gestão na University of Utah. Herzberg é conhecido pelos estudos sobre motivação humana e a teoria dos dois fatores: os de higiene (como as condições de trabalho, salário, status e segurança), cuja ausência cria insatisfação; e os de motivação (realização, reconhecimento, satisfação no trabalho, responsabilidade e desenvolvimento pessoal), que são necessários à satisfação. Criou também o conceito de enriquecimento do trabalho (job enrichment). O seu artigo da Harvard Business Review sobre motivação foi um dos mais pedidos.


Bibliografia:
Frederick Herzberg
  • Job attitudes: review of research and opinion. Psychological Service of Pittsburgh 1967.
  • Work and the nature of man. World Pub. Co 1971.
  • The managerial choice: To be efficient and to be human. Dow Jones-Irwin 1976.
  • One more time: How do you motivate your employees? Harvard Business Review Reprint Service 1982.
  • The wise old Turk. Reprint Service, Harvard business review 1982.
  • On motivation. Penton IPC 1988.
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