segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Tenha uma ótima viagem....

Eu simplesmente adoro viajar, e como profissional viajo bastante, porém em muitos lugares o atendimento parece ser tão gelado que me dá arrepios. Seja ele onde for, desde comprar um chiclete a uma passagem aérea sempre imagino que terei aquele atendimento caloroso, mas não é sempre assim, diria eu que 2 entre 10 prestadores de serviços realmente parecem estar motivados e te dão aquele caloroso: "Boa Viagem" ou "Tenha um bom dia".

Na maioria das vezes você pode perceber se o colaborador que te atende está motivado na hora de fazer o troco, sim, naquela hora que ele te pergunta: "você teria trocado" e quando você responde que não, é um Deus nos acuda.

Muitas vezes percebe-se a desmotivação do colaborador nos hotéis pela arrumação do quarto, porém o mais óbvio está quando você chega na recepção na troca de turno, principalmente na troca de turno, enquanto o recepcionista que chega está lendo ou preenchendo alguns formulários, o que está saindo nem quer chegar perto do hospede (vai que ele quer alguma coisa).

Fica evidente que as dificuldades envolvidas em motivar sua equipe e as questões individuais de cada um, não são exclusivas de um ou outro setor, e nunca desaparecem totalmente, por quê as pessoas sempre tem uma recaída quando se trata de motivação. É certo que o recrutamento e selecção sempre foram uma questão crucial para garantir contratação de colaboradores potencialmente inspirados, mas existem princípios comuns aplicáveis a todos para trazer o melhor de cada um quando se trata de motivação.

A primeira é o de reconhecer que treinamentos motivacionais não vão funcionar, em todos os colaboradores de sua equipe, o tempo todo, isto parece ser óbvio, porém muitos executivos não parecem enxergar isto; sempre que chego em uma unidade hoteleira a primeira questão que me fazem é: "como posso motivar minha equipe?" como se houvesse alguma varinha magica ou até mesmo uma pílula motivacional.

Aqui vão algumas dicas:

  • Todos seus colaboradores são humanos, e por tal, cada um deles tem fatores motivacionais diferentes um do outro, porém existem fatores motivacionais em comum.
  • As pessoas são efetivamente mais motivadas pelos lideres que as lideram, principalmente quando a comunicação é aberta e participativa, quando os colaboradores participam das decisões e são reconhecidas por tal.

Motivar a sua equipe precisa, a principio, é fazer o desafio em duas frentes: a primeira é o de criar um ambiente que contenha grande parte dos princípios motivadores comuns a todos; a segunda é o de conhecer a cada um deles de forma individual e encontrar os princípios motivacionais de cada um individualmente.

Logicamente existem profissionais especializados nestas tarefas, assim como varias teorias a respeito, mas tente evitar todas elas, mesmo este pequeno artigo sobre o tema, a ideia é de que o líder ou você mesmo (leitor), tenha enraizada estas teorias e ideias e que. quando faça a aplicação das mesmas, fique evidente que é algo que vem de seu interno e não de forma mecânica, vamos analisar algumas delas.

Quando você questiona os colaboradores sobre o que os motiva, a resposta ganhadora sempre será: dinheiro! Me dê mais dinheiros que estarei mais motivado, o famoso "Faz-me rir", mas como sempre devemos lembrar, dinheiro é um fator de higiene (veja os fatores de motivação e a pirâmide de Hezberg), além do mais, dinheiro na atualidade é um fator de infelicidade. Não me entenda mal, dinheiro é crucial nos relacionamento de emprego, pois a maioria não se levanta pela manhã apenas pelo prazer do trabalho, de fato amamos a cama e preferimos ficar nela, mas a necessidade do dinheiro é que nos faz levantar, logo o dinheiro é bastante importante mas, o máximo que você pode ter neste quesito é um curtíssimo tempo de vida motivacional, em breve já não fará a diferença.

Veja o exemplo: se você tiver a possibilidade de dar uma grande aumento no próximo pagamento, você acha que eles ficarão felizes? Claro que ficarão, você está certíssimo, porém, estarão mais motivados? talvez, e por um curto espaço de tempo. Em  algumas semanas eles já terão assimilado o aumento de salário e incorporado no seu dia-a-dia, e como qualquer um, já estarão esperando ou até mesmo prevendo um novo aumento. Para usar o dinheiro como fator motivacional, deve-se ter a capacidade de aumentos constantes o que tornaria impossível a pratica de qualquer negocio por um longo período.

As pessoas também dão importância ao dinheiro quando pensam em suas carreiras e promoções, muitos deles chegam até trocar de empresas por um gordo hollerite no final do mês, porém, pesquisas demonstraram que se eles não estiverem motivados na outra posição ou empresa, o fator dinheiro acaba se tornando um desmotivador. e isso é ruim para as empresas pois, afinal de contas, estão pagando mais para um colaborador e não estão tendo o retorno como gostariam de ter.

O importante a ser memorizado sobre dinheiro é o seguinte: ele é o meio pelo qual se conseguem colaboradores e o porque trabalhamos, mas não é um fator motivacional para longas jornadas, a não ser que sejam aplicadas a bónus ou pagamentos extras relacionadas a performance coletivas e individuais, e mesmo assim, haverão aqueles que sentirão que trabalham mais pelo objetivo a ser alcançado e aqueles que percebem outros que trabalham menos pelo mesmos objetivos, logo, dinheiro sozinho não é suficiente. Se este é o único fator motivacional que você tem, pode esquecer, porque dinheiro é uma das coisas que temos muito pouco controle, pois o que pode parecer muito para um, parece pouco para outro e não há meios de contentamento.

Bom, pelo menos há pessoas que pesquisam suficiente para isto e para melhor desenvolver os fatores motivacionais, assim como a SN Hotelaria, e isto vem demonstrando as percepções de quais são os motivadores reais em comum a todas as pessoas, por mais incrível que pareça, os melhores motivadores são o relacionamento entre as pessoas e o líder que eles tem, já que o líder foca a equipe em prazos e resultados a serem obtidos, assim como os mantém sempre valorizados, isto inclui:
  • Comunicação honesta e constante
  • envolvimento da equipe nas decisões 
  • Feedback positivo quando atingem ou superam objetivos
  • E, de fato, mantê-los na linha quando não se comportam
Em excelente líder é aquele que cria um ambiente de trabalho que contenha a maioria possível dos motivadores em comum a todos, e a conseqüência disso é que as pessoas se sentem respeitadas e valorizadas, é isto que motiva as pessoas quando se pensa em longo prazo.

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