quarta-feira, 11 de abril de 2012

Seu Box de vidro brilhando - Dicas operacionais

Como todo hoteleiro, o dia a dia das operações não são uma brincadeira de criança, amadores sempre estão nas pontas das operações demonstrando suas grandes conquistas com a casa cheia, diárias baratas,e custos... sabe-se lá como controlados.

Hotelaria, antes de tudo é HOSPITALIDADE, e hospitalidade requer muito trabalho, esforço, genialidade e mais que tudo.... paciência.

Uma destas paciências é o de não se acomodar quando algo começa a sair do padrão, como uma trinca na parede, uma mancha no carpete, uma aba de ventilador engordurada, um espelhinho quebrado pois, nós como humanos que somos, acabamos por nos acostumar com esta paisagem e quando menos percebemos, aparece alguém e fala: "Hummmmm! tá precisando de uma reforma geral!".

É exatamente neste ponto que uma excelente governanta vale o quanto pesa. Não estou aqui falando das governantas que muitos colocam, uma camareira melhorada, não... estou falando de uma governanta de fato, daquelas que olham a bainha da sua calça e te mandam para a rouparia trocar ou consertar as calças, daquelas que usam luvas brancas quando fazem vistoria nas UH's, enfim, daquela chata e impertinente pessoa, extremamente exigente e detalhista que não deixa escapar nada aos olhos (hummm, acho que estou falando da minha avó).

Ao mesmo tempo, esta pessoa que é vista com maus olhos pelos importunados de plantão que não passam de meros empregados (digo empregados porque para ser colaborador não basta o contra-cheque) esperando dar sua hora para ir para casa, é a pessoa mais doce e a mais querida por seus colaboradores, pares e superiores.


Difícil achar uma pessoa assim? Não é não! é muito mais fácil do que se imagina. Mas não vamos tratar disto neste momento.

Esta governanta com certeza não vai deixar que o Box do banheiro das UH's cheguem ao estado deplorável de tamanha crosta branca que será necessária a troca de todos os boxes de vidro existente em todas as UH's. Com esta governanta você vai querer trocar os boxes de vidro porque já enjoou deles, então, nas próximas linhas, se este é seu caso, vai dicas úteis para manter e limpar seus boxes de vidro das UH's.

Como Limpar Box de Vidro - Tomada 1 
Ingredientes:  Pasta de dente e Detergente
Modo: Primeiro lave o box de vidro com uma esponja e detergente, ou outro produto de sua preferência. Depois pegue uma escova macia e coloque o creme dental ou gel dental, e escove toda a parte afetada pelas manchas, escove bem até sentir que a superfície esta lisa. depois enxague bem. 
Se os vidros estiverem muito manchados repita a operação.

Como Limpar Box de Vidro - Tomada 2 
Ingredientes: 1 parte de querosene, 1 parte de álcool, 7 parte de água 
Modo: Adicione todos os ingredientes em uma garrafa e deixe repousar 24h. Depois coloque em um borrifador, aplique na superfície a ser limpa e esfregue com uma esponja, esta receita também é ótima para limpar azulejos. Não recomendado usar em madeiras, porque resseca e levanta as laminas de compensados.

Como Limpar Box de Vidro - Tomada 3
Ingredientes: Vinagre branco 
Modo: Umedeça uma esponja no vinagre e esfregue, ficará brilhando.

Como Limpar Box de Vidro - Tomada 4
Ingredientes: Sabonete
Modo: pegue aquele sabonete que se toma banho (novo não usado) derreta ele na agua e use para limpar o box, esfregue todo o box, deixe agir por 5 minutos, enxague e repita a operação.

Como Limpar Box de Vidro - Tomada 5
Ingredientes: Pasta limpa alumínio (aquela pasta para dar brilho nas panelas de alumínio)
Modo: use esta pasta na esponja, esfregue todo o vidro, deixe agir por 5 minutos, enxague e repita a operação.

Mantendo o Brilho
Depois que seu box estiver cristalino novamente (ou antes de começar a usar faça uma bela limpeza), e seco, passe cera de carro, sim aquela cera de dar brilho nos carros e dê uma bela polida com os mesmos equipamentos que seu usam para polir o carro, vai ficar brilhando, a água não mais vai se depositar e você com simplesmente água e sabão poderá limpar os box de vidro sem a necessidade de esfrega-lo novamente. Logicamente esta operação deverá ser repetida na faxina da UH's, mas depois que você limpar todos os 275.982.485 vidros e boxes que há no hotel, nunca mais vai querer fazer toda essa trabalheira de novo.

Mario Cezar Nogales
Consultor Hoteleiro
mario@snhotelaria.com.br
E se nada Funcionar?
Das duas escolha uma: me chame que vou treinar as suas camareiras e equipe de faxina. a outra forma, é comprar boxes novos, porque seu vidro está riscado e não está manchado!

Há casos em que o vidro foi tão maltratado com abrasivos que simplesmente acabaram com ele, o único lugar agora deste vidro é para a reciclagem...

Boa sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário