quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Entendendo o RevPAR


Cezar Nogales
Consultor Hoteleiro
contato@snhotelaria.com.br
O acrônimo RevPAR do idioma inglês “Revenue per Available Room” , significa exatamente: Receita por UH[1] disponível, sendo a métrica mais importante na indústria hoteleira atual.

Diferentemente da ADR (Average Daily Rate ou Diária Média) o RevPAR significa a receita que cada UH está gerando, ela mede a receita total de hospedagem dividida pelo número de UH’s disponíveis em um determinado período e não o número de UH’s ocupadas como é o ADR.

Esta métrica serve para medir e informar a sua competência na ocupação hoteleira durante as diferentes sazonalidades demonstrando na baixa ocupação, mesmo com tarifas baixas, se estas foram ou não maximizadas.

Pode ser calculada de duas formas: pelo total da receita de hospedagem dividida pelo total de UH’s disponíveis; ou multiplicar a diária média pela taxa de ocupação, o resultado é o mesmo.

Receita de Hospedagem
UH’s disponiveis

Ou

ADR * Occ%


Aplicações do RevPAR

Medindo a eficiência das tarífas em diferentes hotéis
Para as administradoras de redes hoteleiras ou mesmo proprietários de hotéis que queiram comparar se suas unidades estão competentes, está é uma eficiênte forma de avaliar ao mesmo tempo, não só a ADR como a taxa de ocupação e a eficiência do setor comercial. Desta maneira hotéis com diferentes números de UH’s e com o mesmo segmento de mercado podem ser avaliados com relação à eficiência das tarifas e a competência do setor comercial. Veja o seguinte exemplo:

Unidade
Nr. UH's
OCC%
ADR
RevPAR
Hotel 1
150
65%
 R$  125.32
 R$  81.46
Hotel 2
80
70%
 R$  126.37
 R$  88.46
Hotel 3
320
68%
 R$  128.98
 R$  87.71
Hotel 4
110
72%
 R$  131.10
 R$  94.39
Hotel 5
95
67%
 R$  133.25
 R$  89.28

Medindo a eficiência das diferentes tarifas existente em seu rack: Da mesma forma que se pode medir a eficiência tarifária de diferentes unidades, também é possivel medir a eficiência das diferentes tarifas existentes em seu rack tarifário. Veja o seguinte exemplo:


Tarifa
Occ%
ADR
RevPAR
Corporativa 1
9%
R$  110.00
R$       9.90
Corporativa 2
12%
R$  115.00
R$    13.80
Agência 1
5%
R$  130.00
R$       6.50
Agência 2
2%
R$  127.00
R$       2.54
Operadora
15%
R$    85.00
R$    12.75
Pacote week end
6%
R$  140.54
R$       8.43
Last Minute
3%
R$  185.00
R$       5.55
Compra coletiva
13%
R$  110.00
R$    14.30
Total
65%
R$  125.32
R$    81.46

Variações do RevPAR
Por se tratar de uma medida de avaliação de eficiência, o RevPAR é muito utilizado por proprietários e investidores. Avaliando a eficiência tarifária das diferentes unidades em diferentes regiões, para que se possam traçar melhor seus planos de mercado. Devido a algumas exigências e conceitos métricos destes diferentes proprietários, investidores, consultores e cátedras, as variações do RevPAR surgiram para contemplar outras idéias, como o faturamento total e resultados líquidos.

NET RevPAR
Esta métrica avalia a receita de hospedagem deduzido dos custos variáveis, amplamente utilizada para avaliar o valor real líquido (NET) das tarifas. Veja o Exemplo:

Tarifa
Pax
Occ%
ADR
ISS 5%
Com
CV
NET
ADR
Net
RevPAR
C1
1.2
9%
110.00
5.50
-
19.35
85.15
7.66
C2
1.3
12%
115.00
5.75
-
20.28
88.98
10.68
A1
1.2
5%
130.00
6.50
13.00
19.35
91.15
4.56
A2
1.3
2%
127.00
6.35
12.70
20.28
87.68
1.75
Op
1.5
15%
85.00
4.25
-
22.13
58.63
8.79
PW
2.1
6%
140.54
7.03
-
22.13
111.39
6.68
L M
1.2
3%
185.00
9.25
5.55
19.35
150.85
4.53
Cc
2.3
13%
110.00
5.50
33.00
29.53
41.98
5.46
Total

65%
125.32
89.47
58.16

Onde o CV é a composição do custo variável:
Café da manhã por hóspede
          7.50
Lavanderia por UH
          8.25
Amenities[2] por hóspede
          1.75
Total
        17.50

Pax: ou número de hóspede por UH é o número obtido pela somatória do total de hóspedes dividido pela somatória de UH’s ocupadas em um determinado período.

ISS: Imposto sobre serviços que é o tributo sobre hospedagem, em nosso exemplo este imposto é de 5%.

Com: Comissões pagas a agências de viagens, compras coletivas, agentes de turismo, etc.


T RevPAR

Esta métrica não só calcula a receita total em hospedagem e sim todas as outras receitas geradas pelos hóspedes, por isso o “T” de Total. Serve para avaliar o quanto cada UH pode gerar de receita total, considerando todos os serviços disponíveis na unidade hoteleira. Não muito utilizada, pois a métrica pode acabar escondendo uma baixa ADR em detrimento de muitos serviços prestados a não hóspedes, principalmente quando estas outras áreas do hotel estão disponibilizadas para o público em geral. Logo, seu efeito e aplicabilidade apenas servem quando medido somente as receitas geradas pelos hóspedes. Veja o exemplo:

Ocupação
3023
65%
Disponibilidade
4650

Setor
Receita
Média
RevPAR
Hospedagem
 378,851.60
 125.32
 81.46
A&B
 94,712.90
 31.33
 20.37
Eventos
 152,000.00
 50.28
 32.69
Outros
 12,000.00
 3.97
 2.58
Total
 637,564.50
 210.90
 137.10

Verificando o RevPAR e suas variações

Tarifa
Occ%
ADR
NET
ADR
RevPAR
NET
RevPAR
Corporativa 1
9%
 110.00
85.15
9.90
7.66
Corporativa 2
12%
 115.00
88.98
 13.80
10.68
Agência 1
5%
 130.00
91.15
6.50
4.56
Agência 2
2%
 127.00
87.68
2.54
1.75
Operadora
15%
 85.00
58.63
12.75
8.79
Pacote week end
6%
 140.54
111.39
8.43
6.68
Last Minute
3%
 185.00
150.85
5.55
4.53
Compra coletiva
13%
 110.00
41.98
 14.30
5.46
Total
65%
125.32
89.47
81.46
58.16

Ocupação
3023
65%
Disponibilidade
4650


NET RevPAR
RevPAR
T RevPAR
58,16
81,46
137,10

Desta maneira podemos avaliar que:
1)   A melhor tarifa é a corporativa 2, seguida pela Operadora e que a tarifa agência 2 tem que ser muito trabalhada ou até descartada.
2)   O Custo Variável, impostos e comissões compõem 28,6% da tarifa.
3)   Neste exemplo os hóspedes geram 68% a mais em outras receitas.
4)   Deve ser feita a avaliação de consumo de cada tipo de tarifa, muitas vezes hóspedes que pagam tarifas reduzidas em suas diárias, consomem mais serviços dentro do hotel.

Com certeza o RevPAR é uma das melhores ferramentas para o Gerenciamento de Receitas[3], seja da maneira que você a use, é um indicador que facilita suas análises para a tomada rápida de decisões e mudanças em seu plano anual.


[1] O termo UH amplamente utilizado na hotelaria brasileira denomina os diferentes tipos de Unidades Habitacionais disponíveis nos hotéis que podem ser simples quartos (room) até chalés e bangalôs, desta maneira, em nosso idioma, estabelecemos que não são apenas quartos.
[2] Amenities na hotelaria brasileira são considerados apenas os produtos de banho e cosmética como sabonetes, xampus, condicionadores, lenços, papel higiênico, etc.
[3] Conhecido também como Revenue Management ou RM


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