quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Conhecimento, o tem quem usa: o conhecimento!



Cezar Nogales
contato@snhotelaria.com.br
www.snhotelaria.com.br

Interessante é conhecer o funcionamento de tudo através do conhecimento, do estudo e da prática, já que ninguém é levado a excelência sem praticar aquilo que conhece com o uso de seu conhecimento. Ensinar e/ou educar outros através do seu conhecimento nada mais é do que afirmar aquele conhecimento que se tem, contudo, sem a devida prática deste conhecimento, este se torna obsoleto, uma vez que as vicissitudes de gestão empresarial estão sempre em constantes movimentos proativos em torno de sua própria dinâmica e da dinâmica ao redor de seu campo de negócios.

Como escrevo sobre hotelaria e o iniciei para deixar gravadas aquelas ponderações que faço sempre sobre gestão hoteleira em seus mais variados tons como a gestão de pessoas, gestão operacional, gestão administrativa e gestão comercial, nunca, nenhuma receita é igual para cada um dos hotéis por mim consultados e mesmo que as bases de cada uma das gestões sejam de raiz quase que única, a resposta a cada uma delas se torna diferente porque diferente é cada um dos hotéis.
Hotéis são como pessoas, tem vida própria e espirito próprio, uns se mantêm jovens mesmo que sejam centenários, outros envelhecem já ao nascer, outros já estão em seu leito de morte e outros nem sequer sabem que já nasceram, é assim o âmago da hotelaria.

Contudo, seja por falta de conhecimento, por falta de prática ou por ambos, há quem se aproveite deste ramo de forma nefasta e ludibriosa, aplicando conhecimento e técnicas que não têm e práticas e maneiras que nunca fizeram; alguns, em sua minoria dão certo, porém em sua grande maioria acabam por fazer desastres imperiosos que levam hotéis a loucura, esquecimento e consequente morte se nada for feito antes por seus proprietários que foram ludibriados.

Infelizmente, profissionais que se utilizam da moda sem o devido embasamento no conhecimento empírico e meditação sobre o tema, colocam as Gestões em Gerenciamento de Receitas, Sustentabilidade, Qualidade Total, Ecológicas em cheque transformando o modismo numa receita de grande sucesso apenas para seus próprios bolsos deixando os investidores e proprietários hoteleiros ao sabor de correntes sem o devido “capitaneamento” de seus barcos, o que os leva a naufragar.

Felizmente há grandes profissionais que mantêm a qualidade de seu nome com a prática do conhecimento que tem o que evoco aqui alguns de seus textos:

“Consultores não usam bola de cristal, fazem diagnóstico, comparam, analisam, usam indicadores de mercado e lhes dão soluções para melhorar sua ocupação, rentabilidade, qualidade em serviços e produtos e produtividade;” Faraco

“O Revenue Management é acima de tudo uma Filosofia de Gestão que para ser bem implementada precisa vir de cima, é muito analítico e pouco comercial, mesmo no Brasil de Hoje permite-nos trabalhar com preços para cinco anos no mínimo com muita tranquilidade e vantagem, não nos obriga a reações bruscas e inesperadas. Mas mesmo nos mais elevados meios acadêmicos trata-se de uma disciplina de Alta Administração e de MBA, onde infelizmente uma minoria consegue trafegar pela sua complexidade abrangência e eficiência.” Ventura

O inspirador escritor e filosofo brasileiro Olavo de Carvalho, parece nos conhecer quando escreve:“Qualquer observador atento pode notar que, quando mais um slogan ou chavão da nova moralidade que se pretende impor à humanidade aparece no programa do globalismo fabiano, ele é imediatamente adotado por toda a mídia mundial.” em seu textoO maior dos perigos

Mas de qualquer forma, o que me inspirou escrever estas linhas foi um fórum o qual participo o qual reproduzo a linha de raciocínio:
“Quem consegue pensar por si mesmo?”
“Todos se apressariam em responder que o fazem, sem perceber que o que fazem, na maioria das vezes, é meramente reproduzir conceitos e opiniões alheios outrora introjetados no inconsciente por vários meios, como leitura, TV ou conversas com amigos.” FRC

É por estes e tantos outros motivos que a Gestão de Receitas (ou Revenue Management), Sustentabilidade, Qualidade, etc. acabam tendo profissionais em cargos como Gerentes de RM ou Gerentes de Receitas, Gerente de Sustentabilidade, Gerente de Qualidade e tantos outros nomes que se referem ao modismo e nada mais, uma vez que desconhecem a verdadeira razão da Administração de Empresas, que não é apenas Hoteleira e dai originam cursos em Universidades conhecidas.

Quando há seriedade no assunto e respeito pelo conhecimento, funções como estas ou mesmo propagação do conhecimento como este, não são levados na brincadeira, pode-se observar isto nos ramos mais antigos profissionais que são os de medicina e de advocacia, não há curso de formação na faculdade para cardiologista, o que há é formação em medicina e depois especialização em cardiologia, o mesmo se dá no direito, não há curso de formação de advogados tributaristas, há curso de formação em direito e depois a especialização em leis tributárias e não obstante ainda há o devido encaminhamento para ser advogado.

Não é atoa que há profissionais no ramo hoteleiro que se dizem consultores com falta de caráter e conhecimento sério sobre o tema, uma vez que o conhecimento que deveria ser sério está sendo propagado de forma incorreta, ineficiente e inestrutural o que leva a idiotização de massas e ao achismo no conhecimento científico da própria administração em si o que leva a expertos tomarem proveito da ignorância sobre o que de fato é gestão, uma vez que não são consultores por opção própria.

Frederick Taylor foi um dos primeiros filósofos em administração a usar todos estes temas e foi o considerado corretissimamente como “Pai da Administração Científica” através de sua obra “Principles of Scientific Management” (Princípios da Administração Científica). Todos estes princípios, sem questionamento, são usados até hoje (todas as empresas deveriam utiliza-la), porém, grande parte destas empresas a utilizam por osmose sem saberem o porque e as empresas e hotéis que as utilizam corretamente o fazem com propriedade e conhecimento sem se deixar levar pelo modismo de massas, ou até mesmo aproveitam este modismo no uso de seu Marketing; agindo assim crescem e se mantêm no mercado aplicando a Gestão de Receitas desde que nasceram, mantendo a sua Sustentabilidade com Qualidade em seus produtos, no trato aos colaboradores e no tratamento aos clientes.

Não é sem razão que muitas vezes, nós consultores de fato, somos insultados, porque malfeitores e aproveitadores fantasiados de consultores que saem aos quatro cantos vendendo receitas como nomes bonitinhos garantindo o seu resultado e que nunca funciona.

Estes malfeitores que nunca deveriam se chamar de consultores me lembra da velha técnica da venda de meias de nylon que nunca desfiam (década de 1960/1970). Os vendedores chegavam à porta da “madame”, demonstravam a meia através de um truque (passando pregos por entre as meias quando na verdade era o dedo), pediam para que a meia ficasse na geladeira por pelo menos 4 horas, e depois trocavam de bairro. Após as 4 horas a patroa ia vestir a meia e esta desfiava, como haviam passado as 4 horas, o vendedor já se havia esvaído.

É assim que estes consultores de meia pataca se comportam no mercado hoteleiro, quando os consultores de fato chegam e verdadeiramente arrumam a bagunça feita, salvam o dia, mas quando isso não acontece...

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