quarta-feira, 20 de julho de 2016

Café da Manhã nos Hotéis, um serviço tão essencial quanto uma boa noite de sono!

Por Mario Cezar Nogales e Isabelle Baldi
20/07/2016

O café da manhã ou desjejum é a principal refeição do dia pois repõe as energias de um período de jejum de pelo menos 8 horas, nos dá vigor, nos ajuda a termos uma vida mais saudável, com melhor desempenho intelectual e melhor desenvolvimento no trabalho ou nos estudos.


Nutricionistas e Chefs neste quesito concordam que está refeição deve ter os componentes necessários que darão energia para as tarefas do dia. Isso significa, que o café da manhã fornecerá, entre outros nutrientes, carboidratos para que possam ser realizados os trabalhos rotineiros, influindo no rendimento diário.

Para quem deseja emagrecer, fica a dica: Realizar o café da manhã está associado à diminuição da fome nas refeições seguintes o que reduz o risco de comer excessivamente em outras refeições, além do mais o desjejum realizado logo ao despertar tem mais chances de manter e controlar o peso.
Resumidamente o café da manhã é ideal para:
·     Aumentar o desempenho intelectual e a atenção; 
·          Repor energia e nutrientes como vitaminas e minerais; 
·          Favorecer o desenvolvimento alimentar; 
·          Equilibrar o plano alimentar.

Um café da manhã nutritivo é composto dos quatro grupos de alimentos fundamentais para o nosso organismo: 
·        Os Lácteos como o leite (integral, desnatado), iogurtes e queijos que são as principais fontes de cálcio, importantes para o tecido ósseo e ricos em proteínas; 
·        Os Carboidratos que são os cereais matinais, pães, biscoitos e bolos que são fontes de energia e quando compostos por grãos integrais também adicionam uma boa quantidade de fibras e vitaminas, que auxiliam no funcionamento do intestino; 
·        As frutas que são ricas em vitaminas, minerais e fibras, favorecendo também o funcionamento do intestino assim como suas vitaminas naturais que complementam as necessidades diárias sejam elas “in natura” ou em sucos.
·        As proteínas que são principalmente os de origem animal como carne, peixe, ovo, leite, queijo e iogurte. Além de estarem presentes em grandes quantidades, as proteínas desses alimentos também são de melhor qualidade, sendo mais facilmente utilizadas pelo organismo.

Já nas questões de hospitalidade o café da manhã deve ser servido não só um aspecto harmonioso e decorativo, mas com atrativos locais e regionais, assim como alimentos quentes, afinal de contas quem vai ao nordeste e não come uma tapioca ou que vai ao sul e não come uma cuca não sabe o que é de fato estar nestas regiões, e o que dizer então do pão francês com manteiga na chapa, uma tradição tão paulistana adotada por todos os que vivem nesta metrópole.

Vale também pensar nas dietas especiais como: 
·        Produtos Light que tem seus nutrientes reduzidos produzido com redução de, pelo menos, 25% do valor calórico em comparação ao produto tradicional. São também considerados light àqueles que reduzem, no mínimo, 25% de determinados nutrientes (gordura saturada, gordura total, açúcar, colesterol, sódio). 
·        Produtos Diet que são alimentos voltados para pessoas com restrições alimentares, como por pessoas diabéticas (que não devem ingerir muito açúcar) ou celíacos (pessoas com intolerância ao glúten). Estes alimentos são isentos de açúcar, proteínas, glúten, gorduras ou algum outro nutriente, e não necessariamente contém menos calorias que os produtos comuns
·        Produtos Fit são alimentos voltados para pessoas que tem hábitos de treinar e praticar esportes, não se trata aqui dos complementos existentes no mercado, mas sim produtos que são ricos em produzir altos teores de proteínas e carboidratos e alta quantidade de massa magra, exemplo destes são: carne de peru e de frango, clara de ovos, batata doce e os grãos integrais.

O que não pode faltar no café da manhã de um hotel
Bebidas Quentes
Bebidas Frias
Lácteos e Embutidos
Quentes
Frutas
Grãos
Leite
Leite
Queijos
Ovos mexidos
Mamão
Cereais
Café
Agua
Presunto
Bacon Frito
Melão
Granola
Chá
Suco de Laranja
Salame
Carnes
Banana
Pães


Peito de Peru


Bolos


Iogurte





Dicas da Chef Isabelle

Preparo de ovos mexidos (para que não fique verde no réchaud)
·        Tempere como de costume sal e pimenta, ou melhor tempero de cada região. Acrescente creme de leite para que fiquem cremosos e não secos, 10 ml de suco de limão, ou 10 ml de vinagre branco de preferência.

Carnes aperitivos 
·        Para preparar a carne como aperitivo, vamos usar somente dois ingredientes para temperar levemente. Sal e pimenta branca. 
·        Usar para dar uma selada na panela de preferência, azeite e manteiga.

Bacon 
·        Bacon para ficar crocante e com uma bela aparência, é recomendado fatiar ele fino e fritar ele no próprio óleo e gordura que irá soltar, virando ambos os lados até chegar no ponto desejado.






Mario Cezar Nogales é Consultor especializado em Hotelaria e autor de 5 livros para o trade hoteleiro www.snhotelaria.com.brmario@snhotelaria.com.br










Isabelle Baldi é Chef Executiva, Consultora em Alimentos & Bebidas, Instagram isabellebaldi - isacaebaldi@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário